O que esperar do SST para o eSocial ?
Agora chegou a vez de outro departamento ter contato com
essa “novidade” e aí as dúvidas e questionamentos voltam a permear sua equipe. Afinal a 5º fase do eSocial já está
prestes a começar, para algumas empresas, e abrange toda a área de Saúde e
Segurança do Trabalho(SST).
Se você ainda tem dúvidas de como funciona o eSocial,
prazos, cronogramas, multas e etc. temos um post bem completo sobre esse novo
projeto do governo. Clique aqui e
esclareça todas as suas dúvidas!
Sabemos que a área de segurança e medicina do trabalho é de
fundamental importância para as empresas, pelo fato de cuidarem do seu principal
ativo: os colaboradores. Mais ainda para aquelas que possuem um alto grau de
risco em suas atividades principais.
O setor é responsável
por garantir a integridade física e o controle da saúde dos colaboradores na
execução de suas tarefas. Evitar os tão temidos acidentes do trabalho, fazer a
gestão da medicina ocupacional, evitando que o colaborador adquira qualquer
enfermidade por conta de seu trabalho, são algumas de suas principais funções.
Por conta disso, o setor que tem que seguir por lei uma
serie de normas regulatórias, onde o ministério do trabalho faz o controle e
fiscalização se essas normas estão sendo aplicadas para garantir a saúde e
integridade dos trabalhadores.
Entendido isso, agora fica o questionamento: “E qual a relação com o eSocial? O que esperar?”
Principais
mudanças em SST trazidas pelo eSocial
Não diferente do que aconteceu com as informações no
departamento pessoal, o objetivo do eSocial no SST é o mesmo: unificar todas as
informações em um só lugar, garantindo uma gestão e controle mais eficaz
comparada com a modalidade praticada anteriormente.
A grande diferença dessa vez é o
que no setor de SST não era praticado nenhum tipo de comunicação de informações
para o governo constantemente, diferente do DP, onde o monitoramento quanto ao
envio e omissão das obrigações acessórias mensais e anuais já era praticado com
CAGED, RAIS e outros.
É claro que o setor precisava ter
todas as informações referentes a acidentes do trabalho, ASOS’s, EPI’s, fatores
de risco e etc. disponíveis para o caso de sofrerem alguma fiscalização ou
auditoria. Mas a obrigação de enviar essas informações periodicamente não
existia.
São os chamados eventos tempestivos, aqueles que vão
acontecendo no dia a dia de cada trabalhador na empresa. Os eventos alimentarão
o banco de informações, denominado Registro de Eventos Trabalhistas (RET), que
conterá todo o histórico laboral do trabalhador.
Acreditamos que esse seja o maior desafio que o setor vai
enfrentar. Se adaptar as novas rotinas, a nova cultura e prazos de envios que
antes não existiam e a partir da entrada do eSocial precisarão ser informadas
em tempo real à medida que vão acontecendo.
Claro que para isso o sistema estabeleceu um cronograma com
prazos e fases, para as empresas irem se organizando e é isso que vamos
detalhar mais a frente.
Informações
a serem enviadas
Primeiramente vamos conhecer quais são as informações
diretamente ligados à SST que a partir de agora vão precisar ser informadas
para o governo sempre que acontecerem e como elas serão enviadas.
De acordo com as recentes publicações das documentações do Portal
do eSocial referente à nota técnica da versão dos leiautes de envio das
informações, as informações a serem enviadas são as seguintes:
Condições Ambientais do Trabalho e Fatores
de Risco
As informações referentes às condições ambientais do trabalho serão enviadas através da tabela S-1060, onde deverão ser informados quais os ambientes de trabalho que fazem parte das atividades da empresa e seus riscos contidos.
Maiores detalhes sobre os riscos de cada atividade da
empresa você consegue encontrar na tabela de numero de 23 do manual do eSocial,
que trata sobre “Fatores de Riscos do Meio Ambiente do Trabalho”.
Outra tabela que está inclusa nesse mesmo item é a S-2240 nela deve ser informado quando
houver mudança de colaboradores para ambientes com exposição a fatores de
risco, bem como o encerramento do exercício das atividades de um trabalhador
neste local.
Nesta tabela deverão abranger todos os dados sobre a
periculosidade, insalubridade, aposentadoria especial entre outros fatores
relacionados aos riscos de cada atividade e ambiente.
Também será necessário informar ao eSocial todas as
informações referentes aos equipamentos de proteção que a empresa fornece para
seus colaboradores, para reduzir o efeito dos riscos prejudiciais à saúde.
Essas informações serão enviadas através da tabela S-1065
que deverá conter o descritivo de todos os EPIs e EPCs, além do certificado de
aprovação (CA) dos mesmos. O prazo para o envio dessas informações é até o dia
7 do mês seguinte a ocorrência.
Comunicação de Acidente do Trabalho (CAC)
Sempre que ocorrer algum tipo de acidente de trabalho a
empresa vai precisar informar ao eSocial, será realizada pelo envio parcial das
informações, mesmo antes do atendimento médico. Após o atendimento médico, será
feito o complemento ou envio total dos dados, com o prazo de envio até o
primeiro dia útil seguinte ao acidente.
O envio será feito através da tabela S-2210, essa
transmissão se assemelha ao leiaute S-2230 de afastamento temporário. O envio
do S-2210 faz referência também à modalidade já praticada do sistema de
cadastramento de CAT Online.
Monitoramento da Saúde Ocupacional
(ASOs)
Todos os ASOs (atestado de saúde
ocupacional) que forem emitidos desde a admissão até a demissão do colaborador precisarão
ser enviados ao eSocial. Também precisam ser enviados os exames complementares
no qual os colaboradores forem sendo submetidos ao longo do tempo.
Esses envios referentes ao
monitoramento da saúde ocupacional do colaborador serão enviados através da
tabela S-2220 que tem o prazo para ser enviada até o dia 7 do mês subsequente a
emissão do Aso, seja ele admissional, demissional, periódico, mudança de função
ou de afastamento.
Treinamentos e Capacitações
Todos os
treinamentos e capacitações que forem feitos por exigência das Normas
Regulamentadoras do MTE deve ser comunicado através da tabela S-2245. Esta
tabela vai englobar toda as informações referentes aos dados do profissional
responsável e duração da capacitação.
Mais detalhes sobre os
treinamentos que são exigidos você encontra na tabela 28 do Anexo II da NDE nº
01/2018 do manual do eSocial.
Cronograma
Os envios referente à saúde e segurança do trabalho fazem
parte da 5º e última fase do cronograma do eSocial, para as empresas do
primeiro grupo eles iniciam em Julho de 2019, ou seja, mesmo que você se
enquadre no 1º grupo ainda tem um tempinho para se organizar.
As empresas do 2º grupo iniciam seus envios referentes à SST
a partir de janeiro de 2020, já as empresas do 3º grupo somente em Julho de
2020 e por último as empresas do 4º grupo enviam em janeiro de 2021.
Agora basta você identificar a qual grupo sua empresa
pertence para verificar a partir de quando seu setor de SST vai precisar
iniciar os envios e ficar atento as alterações de datas que vez ou outra sofrem
alterações.
Se você ainda tem
dúvida de qual grupo sua empresa faz parte, veja aqui.
Como se
Preparar
Diante de todas essas informações agora vem a principal
dificuldade, se preparar!
Não basta conhecer todo o projeto, saber de todas as suas
implicações e não preparar sua empresa para se adaptar as mudanças e fazer os
envios dentro do prazo. Ainda resta tempo para se organizar!
1 - Faça um
saneamento das informações
Para que o envio de informações sobre seus trabalhadores ao
eSocial não seja comprometido, é importante que sua empresa faça um revisão
cuidadosa de seus repositórios de dados ou o também conhecido saneamento da
base de informações. É necessária uma análise minuciosa no histórico laboral
que sua empresa detém dos funcionários, e as inconsistências encontradas devem
ser corrigidas.
Sua empresa precisa conhecer as informações previstas e
padronizadas pelo eSocial, como a exposição a riscos nocivos à saúde no
ambiente de trabalho, por exemplo.
2- Reveja
seus processos
Faça uma revisão e um dos seus processos no setor de Segurança
e Medicina do Trabalho. Reveja tudo o que é feito hoje e elabore um plano de
ação para adaptar as rotinas do setor junto aos prazos e cronograma do eSocial.
Elenque prazos e responsáveis por cada ação, para que sua
equipe se engaje no processo e já fique por dentro de tudo.
3 – Tecnologia
É fato que sem soluções tecnológicas adequadas colocar o
eSocial em prática é praticamente impossível.
Por isso, veja se seu sistema de SST está pronto para
atender ao projeto eSocial, se já possuem um módulo que vá fazer as
transmissões para o ambiente do governo.
Veja também se a equipe de suporte do seu fornecedor está
preparada para lhe apoiar e ajudar a fazer os envios, tratar os possíveis erros
e inconformidades.
Se precisar de apoio para ajudar a reestruturar seus processos de acordo com o eSocial, dificuldades com seu software, fique a vontade para entrar em contato com a gente pelo e-mail csa@csa-ma.com.br ou pelo Whats App e (98) 9.84033380 .
Será um prazer te ajudar!
Comentários
Postar um comentário