eSocial – Entenda todas as mudanças e se adeque!
O eSocial já começou e ainda sim muitas empresas ainda não sabem
como se adequar, o que fazer, muito menos por onde começar. Muitas pessoas ainda estão totalmente
perdidas, principalmente por conta de todas as mudanças que ocorreram nos
últimos anos!
Se você é uma dessas pessoas, leia esse texto até o final,
pois vamos resumir todas as fases e etapas do projeto, dar algumas dicas para
você se organizar, adequar sua empresa e fazer seus envios o quanto antes, pois
eles já começaram!
Nesse texto você vai encontrar:
- O que é e para que serve o eSocial?
- Cronograma do eSocial
- Multas
- Implicações e Benefícios do eSocial
- Dicas para adequar sua empresa ao eSocial
Antes de partir para o ataque e nocautear o eSocial, vamos
dar uma contextualizada e explicar no que consiste o projeto, quais seus
objetivos e como ele surgiu.
Você vai fazer assim com o eSocial
depois de ler esse texto.
Afinal o que
é e para que serve o eSocial?!
O eSocial é basicamente um
projeto criado pelo Governo Federal que
tem como principal objetivo unificar, de
forma eletrônica, todas as informações relativas
aos trabalhadores das empresas brasileiras.
Garantindo assim a autenticidade
das informações enviadas, o cumprimento dos direitos trabalhistas/fiscais/previdenciários
e diminuir algumas burocracias.
O projeto surgiu de uma
iniciativa do Governo Federal em parceria com mais 4 órgãos (Secretaria da
Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, INSS e Ministério do
Trabalho ) para justamente unificar todas as informações inerentes a estes
órgãos.
As informações que antes eram enviadas anualmente através
das famosas RAIS, CAGED, DIRF, GFIP e outras 11 obrigações, agora serão
registradas em tempo real sempre que acontecerem em um único sistema,
totalmente integrado.
A principal mudança não será em nível de sistema, mas sim
nos processos das empresas. Agora todas
as áreas precisaram estar atentas e integradas para registrar as informações no
tempo certo.
E isso não se restringe ao RH, os setores de segurança e medicina do trabalho, jurídico, contábil, fiscal, financeiro e demais lideranças das empresas, também precisarão estar atentas e readequadas.
Fonte: Portal eSocial
Cronograma
e-SOCIAL
Para ser colocado em prática de forma gradual e para
assegurar que todas as empresas fossem se adaptando ao novo processo o governo
precisou dividir o projeto em grupos de empresas e em etapas e fases de entrega.
Esse cronograma já foi alterado diversas vezes, inclusive
depois de já estarem em vigor algumas fases, para entender como se encontra atualmente
vamos explicar primeiros as fases e depois os grupos e seus respectivos prazos
para você compreender melhor.
Fases
Independente de qual grupo sua empresa esteja inserida as fases
são as mesmas para todos os grupos, o que os diferencia são apenas as
datas/prazos dos envios, que vão mudando de acordo com cada grupo.
Fase 1 – Envios
das informações relativas às empresas como cadastro de empregador e tabelas
Fase 2 – Envios
de informações relativas aos vínculos de trabalhos, também conhecidos como não
periódicos (admissões, afastamentos e demissões)
Fase 3 – Envios
das folhas de pagamento e periódicos
Fase 4 – Início
da DCTFWEB e
substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social) pela GRFGTS
Fase 6 – Envios
referentes aos dados de segurança e saúde do trabalhador (SST)
Grupos
Os grupos foram divididos de acordo com a faixa de
faturamento e natureza jurídica. Os prazos mudaram algumas vezes, a última
alteração foi em agosto deste ano através da Resolução nº 04/2018 publicada no Portal do eSocial.
Confira abaixo as empresas que se enquadram e os prazos de
cada fase para seus respectivos grupos:
GRUPO 1: Entidades empresariais com faturamento acima de R$ 78
milhões no ano de 2016. Iniciou seus envios em Janeiro de 2018, atualmente já está na fase 4.
GRUPO 2: Entidades empresariais com faturamento abaixo de R$78
milhões e NÃO optante pelo Simples Nacional. Teve seus envios iniciados em
Julho de 2018, atualmente está na fase 2.
Grupo 3: Entidades empresarial optante pelo Simples Nacional, Entidades sem fins lucrativos, Empregados pessoa física, Produtor Rural Pessoa Física. Seus envios iniciam em Janeiro de 2019
Grupo 4: Administrações públicas e organizações internacionais. Seus envios iniciam em Janeiro de 2020.
Se ainda tem dúvidas em qual grupo sua empresa se enquadra
clique aqui.
A Senior que é nossa parceira criou
uma forma bem interessante de identificar.
Multa
Pelo fato das informações se encontrarem unificadas em uma
só plataforma, a lei é cumprida com muito mais facilidade isso aumenta e
facilita as penalizações.
É preciso ficar atento para não perder os prazos, pois as
empresas terão menos tempo para enviar as informações, além de claro muita
atenção e cuidado.
A maioria das multas é decorrente da falta de repasse das
informações e se dividem em categorias:
-Falta de Registros:
Podem variar de R$ 402,53 a R$ 805,06 por empregado e dobram em caso de
reincidência.
-Cadastro
Desatualizado: Variam de R$ 201,27 a R$ 402,54 por empregado
-Falta de Exames
Médicos: Podem variar de R$ 402,53 a R$ 4.025,33 por empregado
-Omissões nos Dados Sobre
Acidente de Trabalho: O valor desta multa varia entre o limite mínimo e o
limite máximo de salário de contribuição. No caso da reincidência, o valor é
dobrado.
-Falta de Perfil
Profissional Psicográfico Previdenciário: As multas nesse caso variam de R$
1.812,87 a R$ 181.284,63. Sendo determinada de acordo com a gravidade da
situação.
- Omissão de Dados
Envolvendo Afastamento Temporário: Podem varia de R$ 1.812,87 a R$ R$
181.284,63.
Implicações e Benefícios
A verdade é que o eSocial não
trouxe sequer mudanças na legislação, nenhuma nova obrigação será implantada
para o setor empresarial, a mudança realmente envolve a cultura das rotinas
trabalhistas das empresas brasileiras.
O que antes as pessoas estavam acostumadas a dar o velho
“jeitinho brasileiro” agora não será mais possível, devido ao cruzamento das
informações que o sistema do eSocial vai possibilitar fazer e as empresas
poderão ser autuadas com muito mais agilidade e precisão.
É claro que as fraudes, sonegações, ocultações de
informações irão reduzir e o governo vai ter um controle muito mais eficaz de
todas as informações, mas se pararmos pra pensar isso não deixa de ser um
grande benefício para os trabalhadores, que vão ter uma forma de garantir que
todos os seus direitos trabalhistas estão sendo cumpridos.
Os benefícios não se restringem só ao governo e
trabalhadores. As empresas, apesar de a
maioria estar assustada e por isso não conseguirem refletir ainda sobre isto,
também vão se beneficiar com toda essa mudança.
Vão ganhar agilidade, melhora da performance dos seus
setores de administração de pessoal e uma grande desburocratização dos
processos por conta da padronização dos documentos e processos.
Depois de entender toda a dinâmica do eSocial, saber quais
seus objetivos, implicações e benefícios você deve esta se perguntando, E
agora? O que eu devo fazer? Por onde eu começo?
Dicas
Temos 3 dicas fundamentais para que você comece toda essa
mudança que o processo de eSocial exige e consiga fazer seus envios dentro do
prazo evitando as multas:
É fundamental que toda a sua equipe esteja
a par de todas essas mudanças, que o conhecimento entre elas esteja alinhado,
que todos entendam a importância do projeto em si, suas implicações e etc.
É fato que sem soluções tecnológicas
adequadas colocar o eSocial em prática é praticamente impossível.
Veja também se a equipe de suporte do seu
fornecedor está preparada para lhe apoiar e ajudar a fazer os envios , tratar
os possíveis erros e inconformidades.
Depois de estar com sua equipe e com seu sistema preparado, faça um mapeamento dos seus processos veja como eles funcionam hoje e quais vícios e descuidos você vai precisar eliminar para evitar os atrasos e erros nas informações.
Faça um plano de ação, redistribua as tarefas entre sua equipe e inicie seus trabalhos.
Pronto, agora é só colocando essas dicas em prática você vai conseguir adequar sua empresa aos processos do eSocial, fazer seus envios de acordo com os prazos e evitar as tão temidas multas!
Se tiver algum dificuldade de adequar sua empresa ao eSocial entre em contato com a gente através do e-mail csa@csa-ma.com.br ou pelo Whats App (98) 98403-3380.
Será uma prazer te ajudar!
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